Unidade de instalação 0002 - Registo dos alvarás e diplomas de nomeação e exoneração

Zona de identificação

Código de referência

PT MRM ACR-A-002-0002

Título

Registo dos alvarás e diplomas de nomeação e exoneração

Data(s)

  • 1904-11-14 - 1966-08-01 (Produção)

Nível de descrição

Unidade de instalação

Dimensão e suporte

32 X 22 / 100 folhas / Papel

Zona do contexto

Nome do produtor

(1835-1966)

História administrativa

A Lei de 18 de Julho de 1835 determinou, no seu artigo 5, que, em cada concelho do país, existisse um magistrado administrativo, denominado Administrador do Concelho, escolhido pelo poder central por um período de dois anos, desempenhando funções similares à dos antigos provedores de concelho, criados por Mouzinho da Silveira em 1832 e extintos em 1835. Como magistrados submetiam-se aos governadores civis, chefes máximos da administração nos respectivos distritos. À semelhança de outros magistrados administrativos locais, também o administrador do concelho não tinha vencimento fixo, recebendo, em contrapartida, “uma gratificação, paga pelos rendimentos do Concelho, a qual será votada pela Câmara, e fará parte do Orçamento das despesas anuais do Concelho” (art. 55). De acordo com a mesma lei, o administrador do concelho detinha vastos poderes administrativos e policiais como representantes do poder central. Além da responsabilidade de executarem as leis e regulamentos da administração e de zelarem pelos bens e rendimentos da Fazenda Pública na área concelhia, cabia-lhes ainda a vigilância e inspecção dos estabelecimentos públicos e escolas do ensino primário, a fiscalização das contas das irmandades, confrarias, hospitais e misericórdias, a administração dos expostos, o policiamento do concelho e a concessão de passaportes, a vigilância sobre a execução das posturas e regulamentos municipais, fazendo encoimar os transgressores e requerendo a sua condenação. No exercício das funções de policiamento municipal, os administradores podiam ainda prender ou mandar prender criminosos e promover justiça contra eles, cabendo-lhes também certas funções de tipo notarial, como o registo de hipotecas e testamentos, e as operações de Registo Civil. As restrições das atribuições conferidas aos administradores do concelho foram progressivamente diminuindo em virtude da autonomia concedida às corporações e corpos administrativos e devido à transferência de algumas competências para outras entidades. O Decreto 14.812 de 31 de Dezembro de 1927 viria extinguir os serviços das administrações dos concelhos, mantendo-os, porém, naqueles que fossem sede de distrito. A sua extensão definitiva foi regulada pelo Código Administrativo de 1936, continuando, todavia, a exercer, até 31 de Dezembro de 1937, as funções policiais.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registo dos alvarás e diplomas de nomeação e exoneração dos funcionários da Administração do Concelho de Reguengos durante os anos de1904 a 1966. Contém também os diplomas e alvarás de nomeação e exoneração dos funcionários da Câmara Municipal de Reguengos.
Termo de abertura: Há-de servir este livro para nele serem registados todos os alvarás e diplomas que por lei ou ordem superior estejam sujeitos a esta formalidade. Leva no fim termo de encerramento. Reguengos 14 de Novembro de 1904. O Administrador do Concelho António Rosado Durão.
Termo de encerramento: Tem este livro cem folhas, incluindo as do termo de abertura e encerramento, as quais vão todas numeradas e por mim rubricadas com a rubrica Durão de que uso. Reguengos 14 de Novembro de 1904. O Administrador do Concelho António Rosado Durão.

Avaliação, selecção e eliminação

De acordo com a legislação em vigor.

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Bom estado. Sem qualquer condicionalismo de acesso.

Condiçoes de reprodução

Documento inacessível para reprodução em fotocopia.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Documento acondicionado na Cx. 01 / ACR

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

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