Unidade de instalação 0024 - Registo de Testamentos

Área de identidad

Código de referencia

PT MRM ACR-C-001-0024

Título

Registo de Testamentos

Fecha(s)

  • 1927-08-26 - 1928-05-19 (Creación)

Nivel de descripción

Unidade de instalação

Volumen y soporte

31 X 21 / 25 folhas / Papel

Área de contexto

Nombre del productor

(1835-1966)

Historia administrativa

A Lei de 18 de Julho de 1835 determinou, no seu artigo 5, que, em cada concelho do país, existisse um magistrado administrativo, denominado Administrador do Concelho, escolhido pelo poder central por um período de dois anos, desempenhando funções similares à dos antigos provedores de concelho, criados por Mouzinho da Silveira em 1832 e extintos em 1835. Como magistrados submetiam-se aos governadores civis, chefes máximos da administração nos respectivos distritos. À semelhança de outros magistrados administrativos locais, também o administrador do concelho não tinha vencimento fixo, recebendo, em contrapartida, “uma gratificação, paga pelos rendimentos do Concelho, a qual será votada pela Câmara, e fará parte do Orçamento das despesas anuais do Concelho” (art. 55). De acordo com a mesma lei, o administrador do concelho detinha vastos poderes administrativos e policiais como representantes do poder central. Além da responsabilidade de executarem as leis e regulamentos da administração e de zelarem pelos bens e rendimentos da Fazenda Pública na área concelhia, cabia-lhes ainda a vigilância e inspecção dos estabelecimentos públicos e escolas do ensino primário, a fiscalização das contas das irmandades, confrarias, hospitais e misericórdias, a administração dos expostos, o policiamento do concelho e a concessão de passaportes, a vigilância sobre a execução das posturas e regulamentos municipais, fazendo encoimar os transgressores e requerendo a sua condenação. No exercício das funções de policiamento municipal, os administradores podiam ainda prender ou mandar prender criminosos e promover justiça contra eles, cabendo-lhes também certas funções de tipo notarial, como o registo de hipotecas e testamentos, e as operações de Registo Civil. As restrições das atribuições conferidas aos administradores do concelho foram progressivamente diminuindo em virtude da autonomia concedida às corporações e corpos administrativos e devido à transferência de algumas competências para outras entidades. O Decreto 14.812 de 31 de Dezembro de 1927 viria extinguir os serviços das administrações dos concelhos, mantendo-os, porém, naqueles que fossem sede de distrito. A sua extensão definitiva foi regulada pelo Código Administrativo de 1936, continuando, todavia, a exercer, até 31 de Dezembro de 1937, as funções policiais.

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Registo de testamentos na Administração do Concelho de Reguengos durante os anos de 1927 a 1928.
Termo de Abertura: Há-de servir este livro para nele serem registados os testamentos, cédulas ou codicilos de todos os individuos que faleceram neste Concelho. Leva no fim termo de encerramento. Administração do Concelho de Reguengos, 26 de Agosto de 1927. O Administrador do Concelho. Marcolino Caeiro Guião.
Termo de encerramento: Tem este livro vinte e cinco folhas, incluindo as dos termos de abertura e encerramento, as quais vâo todas numeradas e por mim rubricadas com a rubrica M Guião que uso. Administração do Concelho de Reguengos, 26 de Agosto de 1927. O Administrador do Concelho. Marcolino Caeiro Guião.

Valorización, destrucción y programación

De acordo com a legislação em vigor.

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Bom estado. Sem qualquer condicionalismo de acesso.

Condiciones

Documento inacessível para reprodução em fotocopia.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Documento acondicionado na Cx. 05 / ACR

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Área de Ingreso

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