Unidade de instalação 0028 - Registo de Testamentos

Identity area

Reference code

PT MRM ACR-C-001-0028

Title

Registo de Testamentos

Date(s)

  • 1932-08-02 - 1933-12-30 (Creation)

Level of description

Unidade de instalação

Extent and medium

31 X 21 / 25 folhas / Papel

Context area

Name of creator

(1835-1966)

Administrative history

A Lei de 18 de Julho de 1835 determinou, no seu artigo 5, que, em cada concelho do país, existisse um magistrado administrativo, denominado Administrador do Concelho, escolhido pelo poder central por um período de dois anos, desempenhando funções similares à dos antigos provedores de concelho, criados por Mouzinho da Silveira em 1832 e extintos em 1835. Como magistrados submetiam-se aos governadores civis, chefes máximos da administração nos respectivos distritos. À semelhança de outros magistrados administrativos locais, também o administrador do concelho não tinha vencimento fixo, recebendo, em contrapartida, “uma gratificação, paga pelos rendimentos do Concelho, a qual será votada pela Câmara, e fará parte do Orçamento das despesas anuais do Concelho” (art. 55). De acordo com a mesma lei, o administrador do concelho detinha vastos poderes administrativos e policiais como representantes do poder central. Além da responsabilidade de executarem as leis e regulamentos da administração e de zelarem pelos bens e rendimentos da Fazenda Pública na área concelhia, cabia-lhes ainda a vigilância e inspecção dos estabelecimentos públicos e escolas do ensino primário, a fiscalização das contas das irmandades, confrarias, hospitais e misericórdias, a administração dos expostos, o policiamento do concelho e a concessão de passaportes, a vigilância sobre a execução das posturas e regulamentos municipais, fazendo encoimar os transgressores e requerendo a sua condenação. No exercício das funções de policiamento municipal, os administradores podiam ainda prender ou mandar prender criminosos e promover justiça contra eles, cabendo-lhes também certas funções de tipo notarial, como o registo de hipotecas e testamentos, e as operações de Registo Civil. As restrições das atribuições conferidas aos administradores do concelho foram progressivamente diminuindo em virtude da autonomia concedida às corporações e corpos administrativos e devido à transferência de algumas competências para outras entidades. O Decreto 14.812 de 31 de Dezembro de 1927 viria extinguir os serviços das administrações dos concelhos, mantendo-os, porém, naqueles que fossem sede de distrito. A sua extensão definitiva foi regulada pelo Código Administrativo de 1936, continuando, todavia, a exercer, até 31 de Dezembro de 1937, as funções policiais.

Archival history

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Content and structure area

Scope and content

Registo de testamentos na Administração do Concelho de Reguengos durante os anos de 1932 a 1933.
Termo de Abertura: Há-de servir este livro para nele serem registados os testamentos, cédulas ou codicilos de todos os indivíduos que faleceram neste Concelho e leva no fim termo de encerramento. B Garcia. Secção Administrativa da Câmara Municipal de Reguengos, 2 de Agosto de 1932. O Administrador do Concelho. Braz Garcia da Costa.
Termo de Encerramento: Tem este livro vinte e cinco folhas incluindo as dos termos de abertura e encerramento, as quais vão todas rubricadas com a rubrica B Garcia que uso. Secção Administrativa da Câmara de Reguengos, 2 de Agosto de 1932. O Administrador do Concelho. Braz Garcia da Costa.

Appraisal, destruction and scheduling

De acordo com a legislação em vigor.

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Bom estado. Sem qualquer condicionalismo de acesso.

Conditions governing reproduction

Documento inacessível para reprodução em fotocopia.

Language of material

  • Portuguese

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Note

Documento acondicionado na Cx. 05 / ACR

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