Identity area
Reference code
PT MRM JFRM-B-012-0001
Title
Registo de visitas à nova Paróquia de Santo António dos Reguengos
Date(s)
- 1757-03-24 - 1842-01-15 (Creation)
Level of description
Unidade de instalação
Extent and medium
31 x 21 / 92 folhas - papel
Context area
Name of creator
(1664 - 2003)
Administrative history
À rede concelhia sobrepunha-se uma outra, que cobria igualmente todo o território, mas que era mais antiga, muito mais densa e que, além disso, dependia de outros vínculos e hierarquias: as paróquias eclesiásticas. A sua origem remota era bem anterior à fundação da nossa monarquia portuguesa. A quantidade de freguesias eclesiásticas existentes no continente português (4.092 em 1801-1802) era muito superior à dos concelhos, pois havia em média quase cinco paróquias por cada município. O quadro paroquial encontrava-se, assim, muito mais próximo das pequenas colectividades locais do que o municipal e possuía obrigatoriamente, ao contrário daquele, um intermediário cultural qualificado: o pároco, qualquer que fosse o seu título, a sua forma de nomeação e o seu estatuto remuneratório. A prática eclesial decorrente do Concílio de Trento (1545-1563), com a obrigatoriedade dos registos paroquiais, com a multiplicação dos manuais de confessores e da tratadística moral, apesar da sua desigual aplicação no tempo e no espaço, dotara os párocos de um conjunto singular de dispositivos de controlo das populações. A confissão, as prédicas dominicais, os róis de confessados e os registos paroquiais de baptismo, casamentos e óbitos faziam do pároco um intermediário quase incontornável para muitos efeitos. A administração central da coroa, que não tutelava directamente nenhum corpo político local abaixo das câmaras (as freguesias civis só foram criadas pelos liberais em 1836), seria assim conduzida, com maior frequência sobretudo nos finais do Antigo Regime, a recorrer à estrutura paroquial. Até mesmo para o lançamento de impostos novos (com a décima), embora sem a intermediação dos párocos, se recorria à divisão paroquial, pois que a uma escala restrita aquela era, em regra, a mais consolidada e conhecida. Prática que, de resto, teria longa continuidade no liberalismo através do projecto, que acabou por triunfar, de integrar a estrutura eclesiástica paroquial no sistema político. Um sector de diferenciação entre as várias paróquias e, em certos contextos, dos mais relevantes, era o destino dos dízimos eclesiásticos, prestação que correspondia, em princípio, a um décimo da produção agrícola bruta e se destinava, na sua origem remota, à manutenção do culto. Na verdade, se parte dos párocos auferia uma parcela de rendimentos dos dízimos, certo é que muitos não gozavam de nenhuma quota dos mesmos, recebendo, sim, para além de uma côngrua, muitas vezes reduzida, os rendimentos de bens próprios da respectiva igreja (passais, forais e outros) e as taxas cobradas aos paroquianos pelos actos do culto (pé-de-altar). Contudo, as instâncias mais ou menos formalizadas da vida paroquial não se restringiam aos clérigos. Estendiam-se também aos leigos que se organizavam para a realização dos actos de culto ou para a administração das alfaias paroquiais (fábrica da igreja). Boa parte destas actividades, eram enquadradas no âmbito das confrarias. Por fim, é de sublinhar que a vida paroquial estava sujeita, geral mas não obrigatoriamente, à hierarquia da sua diocese e do seu prelado, sendo abrangida periodicamente pela fiscalização das visitações.
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Scope and content
Termo de abertura: “O padre Tomás Cardoso Tavares, bacharel da nossa Sé e nosso capelão […] nesta visita numere e rubrique este livro que há-de servir para nele se escreverem os provimentos das nossas visitas a Nossa Senhora da Caridade e faça termo no fim que diga quantas são as folhas numeradas e rubricadas. Reguengos, 24 de Março de 1757. Frei Miguel, Arcebispo”.
Notas: Contém uma descrição sumária da antiga Igreja de Santo António
Termo de encerramento: “Numerado e rubricado este livro que há-de servir para os provimentos das visitas, por mandado do Exc. Senhor Arcebispo de Évora, D. Frei Miguel de Távora, meu senhor, achei ter noventa e duas meias folhas de papel, que todas vão numeradas e rubricadas com a minha rubrica Cardoso, entrando no sobredito número a primeira em que está a ordem do dito senhor, e esta deste termo de encerramento, que fiz a assinei a 24 de Março de 1757. Tomás Cardoso Tavares”.
Notas: Contém uma descrição sumária da antiga Igreja de Santo António
Termo de encerramento: “Numerado e rubricado este livro que há-de servir para os provimentos das visitas, por mandado do Exc. Senhor Arcebispo de Évora, D. Frei Miguel de Távora, meu senhor, achei ter noventa e duas meias folhas de papel, que todas vão numeradas e rubricadas com a minha rubrica Cardoso, entrando no sobredito número a primeira em que está a ordem do dito senhor, e esta deste termo de encerramento, que fiz a assinei a 24 de Março de 1757. Tomás Cardoso Tavares”.
Appraisal, destruction and scheduling
De acordo com a legislação em vigor.
Accruals
System of arrangement
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Conditions governing access
Bom estado. Sem qualquer condicionalismo de acesso.
Conditions governing reproduction
Documento inacessível para reprodução em fotocopia.
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
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Existence and location of originals
Existence and location of copies
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Note
Disponível para consulta em formato digital (63 imagens)
Note
Documento acondicionado na Cx. 11/JFRM
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Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Digital object metadata
Filename
B_12_1757_1842.pdf
Latitude
Longitude
Media type
Text
Mime-type
application/pdf
Filesize
16.1 MiB
Uploaded
June 4, 2019 2:21 AM